O sonho de uma moradora do bairro do PAAR de criar uma praça ecológica e que virou realidade com a ajuda dos vizinhos comemora dois anos dessa parceria.
Alyne à entrada da praça. (Foto: Roney) |
Quem passa hoje em dia pela Avenida Rio Solimões com a Travessa Manaus talvez não lembre de uma época em que essa área era tomada por mato e lixo, no entanto, o retrato do antigo estado de abandono do local ainda é visível na ferramenta de localização do Google, como vemos abaixo:
Foto: Reprodução Google Maps |
Enquanto o serviço da gigante das buscas na internet não atualiza sua imagem "em tempo real", a gente te mostra a cara da nova realidade que está nesta área. O fruto de uma transformação que começou com o sonho da estudante Alyne Pessoa, que conseguiu reunir uma galera muito insatisfeita com a situação em que se encontrava esse local e colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra, para mudar completamente essa paisagem. Nascia assim a Praça União que completou dois anos de existência no dia 28 de setembro, e tem em seu nome uma prova do quanto um sonho compartilhado pode ser realizado.
Pneus reutilizados para enfeitar o espaço. (Foto: Roney) |
Blog PAAR: Primeiramente, quem são os maiores beneficiados pelo projeto?
Alyne: O espaço da praça é totalmente voltado para as crianças e as famílias, pois na nossa área não temos um espaço lúdico no qual a criança consiga brincar com liberdade, e com a construção da praça nós conseguimos oferecer esse atrativo para elas.
Blog PAAR: Como tem sido a participação dos voluntários no projeto?
Alyne: Os voluntários são moradores daqui da área, eles são o segredo do sucesso da praça, pois cada um se doa a sua maneira, quer seja nos mutirões, ajudando na ornamentação quando fazemos eventos ou ajudando financeiramente, pois para manter a praça conservada e bonita, a gente tira do próprio bolso para comprar o material.
Da esquerda para a direita: Alyne e os voluntários Marcelo e Francisca. (Foto: Roney) |
Alyne: Talvez o desafio maior seja a questão do recurso, pois constantemente precisamos estar revisando os brinquedos, para manter a segurança das crianças, na pintura do espaço e também na arrecadação de brinquedos e outras coisas que presenteamos as crianças.
Blog PAAR: Qual o diferencial do projeto e o que você espera para o futuro dele?
Alyne: Nós sempre buscamos inovar por aqui, a gente sempre busca fazer atividades que estimulem as crianças a saírem mais do celular e curtir a infância e socializar umas com as outras. Aqui sempre fazemos eventos em todas as datas comemorativas com algumas atividades para elas se divertirem e também aprenderem, pois trabalhamos a questão ambiental também, já que a praça foi construída também com esse objetivo, pois o espaço da praça antes era local de descarte irregular de lixo e hoje recuperamos o espaço e utilizamos pneus como matéria prima para a construção dela.
Paisagismo e conscientização. (Foto: Roney) |
Blog PAAR: O que é para você, como idealizadora do projeto da pracinha, ver o quão longe esse sonho tem chegado?
Alyne: Olha, pra mim é gratificante, pois vemos que esse projeto tem impactado a vida das pessoas de forma positiva, super positiva. E já deixo o convite aos moradores do bairro a virem comemorar o Halloween no dia 31 (domingo) num evento com as crianças, onde todos poderão estar fantasiados e participarão de várias atividades. Não perca!
Marcelo, Alyne e Francisca. (Foto: Roney) |
Sem dúvida é um desafio e tanto transformar um local abandonado em espaço de lazer e mais difícil ainda cuidar de sua manutenção. E é por isso que nós do Blog PAAR e a Alyne, a quem agradecemos pelo tempo para a entrevista e por esse belo trabalho, convidamos a todos vocês que curtiram a mudança incrível que foi realizada nessa área a darem seu apoio, quer seja com doações ou trabalhando diretamente no espaço como voluntários, para que, assim, o nome da Praça União tenha para você um novo significado.
Francisca, Marcelo e Alyne. (Foto: Roney) Texto: Roney Franco |