█ SEJA BEM-VINDO AO NOVO BLOG PAAR — É DAQUI, É DA GENTE!

Dois Anos de União!

O sonho de uma moradora do bairro do PAAR de criar uma praça ecológica e que virou realidade com a ajuda dos vizinhos comemora dois anos dessa parceria.

Alyne à entrada da praça. (Foto: Roney)

   Quem passa hoje em dia pela Avenida Rio Solimões com a Travessa Manaus talvez não lembre de uma época em que essa área era tomada por mato e lixo, no entanto, o retrato do antigo estado de abandono do local ainda é visível na ferramenta de localização do Google, como vemos abaixo:

Foto: Reprodução Google Maps

   Enquanto o serviço da gigante das buscas na internet não atualiza sua imagem "em tempo real", a gente te mostra a cara da nova realidade que está nesta área. O fruto de uma transformação que começou com o sonho da estudante Alyne Pessoa, que conseguiu reunir uma galera muito insatisfeita com a situação em que se encontrava esse local e colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra, para mudar completamente essa paisagem. Nascia assim a Praça União que completou dois anos de existência no dia 28 de setembro, e tem em seu nome uma prova do quanto um sonho compartilhado pode ser realizado.

Pneus reutilizados para enfeitar o espaço. (Foto: Roney)
   Em comemoração a esses dois anos desse belo projeto, que é tão especial para a nossa comunidade, nós fizemos uma entrevista com a idealizadora dele. Com vocês, a Alyne:

Blog PAAR: Primeiramente, quem são os maiores beneficiados pelo projeto?

Alyne: O espaço da praça é totalmente voltado para as crianças e as famílias, pois na nossa área não temos um espaço lúdico no qual a criança consiga brincar com liberdade, e com a construção da praça nós conseguimos oferecer esse atrativo para elas.

Blog PAAR: Como tem sido a participação dos voluntários no projeto?

Alyne: Os voluntários são moradores daqui da área, eles são o segredo do sucesso da praça, pois cada um se doa a sua maneira, quer seja nos mutirões, ajudando na ornamentação quando fazemos eventos ou ajudando financeiramente, pois para manter a praça conservada e bonita, a gente tira do próprio bolso para comprar o material.

Da esquerda para a direita: Alyne e os voluntários Marcelo e Francisca. (Foto: Roney)
Blog PAAR: Quais são os desafios em relação ao espaço que já está em uso?

Alyne: Talvez o desafio maior seja a questão do recurso, pois constantemente precisamos estar revisando os brinquedos, para manter a segurança das crianças, na pintura do espaço e também na arrecadação de brinquedos e outras coisas que presenteamos as crianças.

Blog PAAR: Qual o diferencial do projeto e o que você espera para o futuro dele?

Alyne: Nós sempre buscamos inovar por aqui, a gente sempre busca fazer atividades que estimulem as crianças a saírem mais do celular e curtir a infância e socializar umas com as outras. Aqui sempre fazemos eventos em todas as datas comemorativas com algumas atividades para elas se divertirem e também aprenderem, pois trabalhamos a questão ambiental também, já que a praça foi construída também com esse objetivo, pois o espaço da praça antes era local de descarte irregular de lixo e hoje recuperamos o espaço e utilizamos pneus como matéria prima para a construção dela.

Paisagismo e conscientização. (Foto: Roney)

Blog PAAR: O que é para você, como idealizadora do projeto da pracinha, ver o quão longe esse sonho tem chegado?

Alyne: Olha, pra mim é gratificante, pois vemos que esse projeto tem impactado a vida das pessoas de forma positiva, super positiva. E já deixo o convite aos moradores do bairro a virem comemorar o Halloween no dia 31 (domingo) num evento com as crianças, onde todos poderão estar fantasiados e participarão de várias atividades. Não perca!

Marcelo, Alyne e Francisca. (Foto: Roney)

   Sem dúvida é um desafio e tanto transformar um local abandonado em espaço de lazer e mais difícil ainda cuidar de sua manutenção. E é por isso que nós do Blog PAAR e a Alyne, a quem agradecemos pelo tempo para a entrevista e por esse belo trabalho, convidamos a todos vocês que curtiram a mudança incrível que foi realizada nessa área a darem seu apoio, quer seja com doações ou trabalhando diretamente no espaço como voluntários, para que, assim, o nome da Praça União tenha para você um novo significado.

Francisca, Marcelo e Alyne. (Foto: Roney)

Texto: Roney Franco

Blog PAAR. É daqui, é da gente!. Tecnologia do Blogger.