█ SEJA BEM-VINDO AO NOVO BLOG PAAR — É DAQUI, É DA GENTE!

Entenda o real significado da máscara usada pelo grupo de hackers anonymous



Neste ano de 2020 fomos surpreendidos com a volta do coletivo "anonymous" e, como antes, vestindo sua tradicional mascara que vai além de um símbolo hacker, tendo um peso histórico e cultural por trás do acessório. 

Em uma Inglaterra na sua era de ouro, Henrique VIII, o rei da Inglaterra naquele período, queria anular seu casamento pois estava se envolvendo com outra mulher, o papa não era a favor e não aceitou as pressões pra anular o casamento. Naquele período os britânicos 
sofriam com um movimento protestante que era contra a autoridade da igreja católica, o rei então decidiu romper com o papa e dá início a igreja Anglicana tendo o rei como chefe em 1534. Henrique VIII primeiro monarca protestante na Inglaterra começou a acumular autoridade real tão como espiritual, porem essa mudança de religião levou em torno 300 anos de conflito e perseguição religiosa entre católicos e protestantes.

É ai que entra a pessoa que serviu de inspiração para a máscara dos anonymous, Guy Fawkes, vivendo nesse período com um pai anglicano e uma mãe católica que sofriam pressão da coroa por serem considerados católicos traidores do rei, Com 8 anos veio a morte do seu pai e em algum período de sua adolescência, Fawkes se tornou católico e viajou pra lutar nas tropas católicas espanhóis contra as tropas protestantes, no entanto nem tudo deu certo, com vários padres e nobres católicos sendo mortos e presos. 

A Espanha se viu a ter que fazer um tratado de paz, todavia isso não se significava o fim da perseguição, sendo assim, aqueles que ainda buscavam direitos aos católicos decidiram explodir tudo e assassinar o rei, uma parte do plano audacioso ficou para Fawkes, chamada de conspiração da pólvora o plano consistia em explodir o parlamento durante o discurso de abertura do rei no dia 5 de novembro. Guy Fawkes ficou responsável por acender o pavio, entretanto naquela noite houve uma carta anônima que denunciava a ação de Fawkes e o mesmo foi pego de surpresa no dia, como castigo, foi arrastado e enforcado em praça pública. Por muito tempo o dia 5 de novembro foi considerado um símbolo anti-católico.

Em 1982 saiu o "V de vingança", HQ de Alan Moore que conta a história de um terrorista que se auto denominava V e usava um mascara com um longo bigode e barbicha representando Guy Fawkes. V lutava contra um governo fascista, totalitário, nacionalista, racista e total religioso em uma Inglaterra de distopia de 2032 e que tinha a mesma ideia de explodir o parlamento como símbolo em 5 de novembro, após filme de ação e suspense "V for Vendetta"
 de 2005 a mascara se popularizou e tornou-se um símbolo contra governos opressores, sendo constantemente usadas em protestos ao redor do mundo.

Texto: Willian Garcez

Guy Fawkes

Filme V for Vendetta

Máscaras de Guy Fawkes sendo usadas em protesto.

Blog PAAR. É daqui, é da gente!. Tecnologia do Blogger.