█ SEJA BEM-VINDO AO NOVO BLOG PAAR — É DAQUI, É DA GENTE!

Blog do PAAR, uma ferramenta de sucesso

Este ano o Blog do PAAR completa 4 anos no ar e já é notável o sucesso dessa ferramenta de comunicação comunitária do bairro do PAAR, que muitos sabem, foi lançado em 2013. Mas o que muitos desconhecem e a verdadeira história deste veiculo que foi criado anos antes de seu lançamento, em 2010, os bastidores para mante-lo no ar e como uma simples ideia transformou e influenciou a vida de uma comunidade e principalmente mudou a vida deste jovem que escreve este artigo, hoje conhecido como Maik do PAAR.

A Comunidade e o Blog

O ano era 2010, vivíamos ainda a era do Orkut e sua comunidades, sendo uma grande rede social na época e também a ascensão dos blogs. Era um tempo em que muitos jovens ainda se familiarizavam com a internet através dos çybers. 2010 era também o ano em que eu, Maik, 17 anos, estava terminado o ensino médio e já idealizava criar algo com relevância jornalistica, já que era meu sonho de infância ser jornalista um dia, mesmo achando pouco provável.

O que percebi no Orkut naquele ano foi a existência de diversas comunidades com o intuito de denegrir, justamente a imagem do bairro onde eu morava, o PAAR. Confesso que diversas vezes vivi momentos de preconceito por morar em um bairro considerado violento pela grande mídia, surgido em 1990 como uma das maiores invasões da America latina. Ver aquele preconceito com o PAAR também estampado na internet, inclusive por próprios moradores da área, me deixava abismado e incomodado. Então decidir criar uma comunidade pra mostrar a verdadeira identidade do meu bairro e falar algo de bom ao seu respeito, o nome escolhido foi "Olha PAAR" que também deu nome ao então blog do PAAR. 

O insucesso

Infelizmente não obtive sucesso, a comunidade foi um fiasco, não passou de 12 seguidores, bem diferente das páginas, "Família Paar", "Paar buraco do mundo", "Paar proibido andar de anel" entre outras que ultrapassavam mais de 2 mil seguidores. O Blog, "Olha PAAR" também foi um fracasso de visualizações. Tudo o que eu queria era fazer da certo um projeto de comunicação atribuído a vontade de acabar com o estigma de que o PAAR era o bairro onde se existia apenas violência, no entanto naquele momento não deu muito certo, mas não quer dizer que eu desistiria do projeto.


Eu sou do PAAR e daí ?

Ao final daquele ano uma outra rede social começava a despontar, o facebook foi para onde muitos usuários do orkut começaram a migrar e eu apesar de resistir a nova rede também acabei migrando em 2011. Em 2012 já não se falava em orkut e o facebook já era a rede social do momento, neste ano em dezembro eu criaria a principal e mais curtida página do PAAR, e a sua criação se deu após um episodio lamentável onde uma garota com qual eu conversava via messenger, deixou o seu preconceito com o meu bairro falar mais alto, mesmo ela curiosamente morando no Curuçambá, bairro próximo ao PAAR. Muito incomodado com a situação e novamente com a vontade de mostrar o outo lado do PAAR, criei uma página no facebook chamada "Eu sou do PAAR e daí" que expressava muito bem o sentimento de insatisfação com o preconceito e ao mesmo tempo o orgulho de morar em um lugar que apesar dos problemas não era o pior do mundo.

A retomada do Blog

A pagina "Eu sou do PAAR e daí?" bem diferente daquela comunidade "Olha PAAR" criada no orkut, rapidamente alcançou quase 1000 seguidores em menos de 3 meses, era o sinal de que muitas pessoas compartilhavam do mesmo sentimento que eu, aquele de que não devemos nos envergonhar do lugar onde vivemos e que a verdadeira identidade de um local são seus cidadãos de bem. Nesse momento em 2013 diante do crescimento da referida página no facebook, percebi que era a hora de retomar o projeto do Blog do PAAR e possibilitar seu crescimento através de interação com as redes sociais. 
Em maio de 2013 apesar de muitas pessoas desacreditarem o projeto do Blog, comecei a idealizar o seu lançamento oficial e dessa vez com intuito ainda mais audacioso de montar um grande veiculo de comunicação comunitária. Eu precisava de 3 coisas que não tinha; estrutura, espaço e um nome com experiencia em comunicação para dar credibilidade ao projeto. Então pelo facebook convidei um jornalista de destaque na época para ser padrinho do Blog, Nyelsen Martins, então apresentador do sbt Pará, aceitou o convite. Agora faltava estrutura e espaço para administra o projeto do Blog, o que foi mais difícil de conseguir.

Nyelsen Martins e Maik do PAAR no Lancamento
do Blog do PAAR em 2013
O lançamento

6 de junho de 2013 foi o dia escolhido para o lançamento do Blog do PAAR que foi totalmente reformulado, ganhou um logotipo e uma equipe que mais tarde se dissolveria. Na manhã do dia do lançamento eu ainda não tinha encontrado um local para realizar o evento que estava marcado para acontecer naquela tarde. Foi ai que tive a ideia de ir até um local emblemático do meu bairro para poder realizar o lançamento do projeto, o Conselho Comunitário do PAAR foi o local escolhido, e liberado pelo presidente do espaço Moacir Melo, que até hoje é um dos principais incentivadores do Blog do PAAR. Então naquela tarde ensolarada às 14:30, arrumamos o espaço e diante da presença da minha família, amigos e do jornalista Nyelsen Martins, foi lançado oficialmente o Blog do PAAR. em seguida foi servido um bolo feito pela minha vó e claro, fizemos varias fotos.


O Sucesso




Após seu lançamento o Blog do PAAR, uma simples ideia que nasceu lá em 2010, caiu no gosto do público, começou a ser acompanhado pela comunidade, conquistou o reconhecimento e fez de seu jovem idealizador uma das pessoas mais conhecidas no bairro e o nomeou como Maik do PAAR. Hoje com 4 anos no ar, presente no instagram, WhatsApp, YouTube e com mais de 100 mil visualizações e mais de 11 mil seguidores no facebook, o sucesso do Blog é explicado pelo fato da comunidade se ver literalmente em um grande projeto de comunicação que surgiu com o objetivo de informar, entreter e mostrar a verdadeira identidade e realidade de um bairro chamado PAAR.

O futuro




É fato que o Blog do PAAR é uma grande ferramenta de transformação social, transformou a minha vida, me tirando do comodismo e me tornando um cidadão envolvido com a comunidade que também foi transformada, foi empoderada, passou a ser informada, conhecedora de sua história, de sue dia a dia e de sua gente. E tudo isso é valido para o crescimento de uma comunidade, é o que queremos para o futuro, crescer e melhorar a cada dia, lutar pelos nossos direitos e nunca esquecer nossos deveres e sempre nos orgulhar do nosso lugar, do nosso PAAR!

O Blog do PAAR é uma ideia criada por um jovem que pode parecer simples para muitas pessoas, mas que nos mostra que apesar dos obstáculos devemos sempre acreditar em nossas ideias mais simples e transforma-las em ferramentas de grande valor para caminhar com a gente rumo ao sucesso.


por Maik do PAAR


Vem aí o Tá no Blog

Com objetivo de deixar a comunidade muito mais informada, estreia dia 26 de junho, em comemoração aos 4 anos do Blog do PAAR o web programa 
Tá no Blog com Maik do PAAR

O programa conta com uma equipe de 6 pessoas e será transmitido pelo canal 
Blog do PAAR TV no YouTube, levando ao público informação, entretenimento, utilidade pública, cobertura especiais, entrevistas, anúncios e promoções e muito mais...

ENTÃO NÃO ESQUEÇA 👇

Dia 26/06, segunda-feira a partir de 12h, você vai poder acompanhar o primeiro programa do Tá no Blog no canal Blog do PAAR TV no YouTube.


Produção: CriaMarket
Apoio: Grupo Valério



Blog PAAR. É daqui, é da gente!. Tecnologia do Blogger.