█ SEJA BEM-VINDO AO NOVO BLOG PAAR — É DAQUI, É DA GENTE!

E se o nosso bairro não se chamasse PAAR ?




Sabemos que o PAAR foi fundado em 91 com a ocupação dos complexos de conjuntos Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. A união de cada conjunto forma a sigla que da nome ao nosso bairro; P.A.A.R, por sinal um nome curioso dado pelo então governador na época.

Mas e se o PAAR, que este ano completa 25 anos de história, não tivesse ganhado este nome, como ele seria conhecido hoje em dia ?

Diante dessa curiosidade, nós do Blog do PAAR reunimos alguns possíveis nomes. Acompanhe:

  • QUILOMBO DOS PALMARES
Sim, você não leu errado, este foi o primeiro nome do lugar onde vivemos hoje antes de se chamar PAAR, dado pela população durante a ocupação em 1990, um ano antes da fundação. Pra quem não sabe Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira. Um local de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes que fugiam das fazendas e se abrigavam nos quilombos para se defenderem da escravidão.
Imagine se esse nome tivesse sido mantido, certamente hoje em dia os moradores seriam apelidados de "Quilombolas" e nosso Blog seria assim:




  • CIDADE NOVA X
Este sem dúvida seria o nome do nosso bairro caso não tivesse sido ocupado em 90. Na época a areá onde hoje é o PAAR fazia parte da última fase de implantação do conglomerado dos conjuntos Cidade Nova, criado pela COHAB a partir da década de 70.
Hoje certamente teríamos uma comunidade diferente, sem jeito de periferia com carateristas tipicas de Cidade Nova; vizinhanças sem laços, muitas ruas desertas e diversas casas planejadas de portas fechadas em sua maioria. A nossa página mais curtida no facebook não teria muito efeito:




  • JADERLÂNDIA II ou CONJ. JADER BARBALHO
Esses eram os dois nomes fortes que a comunidade do PAAR correu o risco de ter, já que na época era uma escolha do então governador, responsável pela fundação do Bairro. Jaderlândia e Jader Barbalho dão nome a diversas localidades em muitos municípios do nosso estado, uma maneira da família barbalho deixar a sua marca no local, mas graças a Deus aqui é PAAR.

Imagine como o nosso editor do Blog do PAAR seria conhecido:



O Centro Comunitário do PAAR que não deve ter partido, teria nome de um polêmico político:



Matéria especial: Maik do PAAR

Leia Também: A história por trás da imagem (Imagens marcantes registradas nos anos 90 e totalmente relacionadas com o bairro do PAAR).

Blog PAAR. É daqui, é da gente!. Tecnologia do Blogger.