█ SEJA BEM-VINDO AO NOVO BLOG PAAR — É DAQUI, É DA GENTE!

Feriado de Adesão do Pará será marcado pela entrega da nova Independência


O dia 15 de agosto, data em que se celebram os 192 anos da Adesão do Pará à Independência do Brasil, foi escolhido para marcar também uma nova etapa no contexto da infraestrutura viária e mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém: a entrega oficial da nova Avenida Independência. A inauguração da via, que já vem sendo utilizada pela população, vem se somar a outras obras que tem na integração o seu viés principal, interligando os municípios de Belém, Marituba e Ananindeua. A alteração na data de entrega, prevista inicialmente para este sábado, 8, vem contemplar a ampliação da programação, que agora incluirá um passeio ciclístico, como forma de estimular a convivência pacífica de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres nesse novo espaço, com ênfase para o respeito às leis de trânsito.

A solenidade de inauguração da nova Independência começa às 8h30 deste sábado, com o descerramento da placa, colocada na pista de entrada da avenida, próximo à BR-316, no sentido Ananindeua-Belém. Em seguida, o governador vai percorrer, parte à pé e outra parte de carro, os  nove quilômetros de extensão da via, até a rotatória do 40 Horas, onde haverá uma nova solenidade.
Passeio Ciclístico - Para o evento que marca a inauguração oficial da nova Avenida Independência, está sendo programado um passeio ciclístico, com grupos saindo de Marituba, Belém e Ananindeua. O ponto de encontro será a rotatória do 40 Horas, que marca o início do prolongamento da nova Avenida Independência. Após o encontro, os grupos seguem até o entroncamento com a rodovia BR-316, percorrendo os nove quilômetros do novo corredor de entrada e saída de Belém. O objetivo com a realização do passeio ciclístico,  garantir maior mobilidade e integração, mas com o devido respeito entre todos no trânsito, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Além do passeio ciclístico, serão realizadas atividades de cidadania e oficinas lúdicas com o foco na educação ambiental e de respeito no trânsito, desenvolvidas por equipes do Pro Paz e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ao longo do dia, abrindo uma campanha educativa que será lançada logo após a inauguração oficial da avenida. Também estão sendo mobilizadas equipes das prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba, que participarão da programação com atividades educativas e de cidadania e lazer, em parceria com o governo do Estado.
Integração - Considerada estratégica por criar uma rota alternativa de acesso à capital paraense, a nova Avenida Independência já está pronta, recebendo apenas os ajustes acrescidos ao projeto de urbanização. As obras de prolongamento da via começaram a ser executadas pelo governo do Estado em março de 2013. O projeto, orçado em mais de R$ 159 milhões, incluiu obras e serviços de engenharia para implantação da infraestrutura completa e pavimentação de mais de nove quilômetros no trecho que começa na rodovia do 40 Horas e vai até a BR-316, atravessando cinco bairros do município de Ananindeua,entre eles o Bairro do PAAR, permitindo a integração também com Marituba.
Dados gerais da obra:
- Prolongamento da via: 9,04 Km de extensão entre a rotatória do 40 Horas e a BR-316
- Pista de rolamento: 7 metros (com 2 faixas de 3,50 em cada pista)
- Ciclofaixas: 1,50m em cada pista
- 2 Pontes sobre o rio Maguary-Açu: 240 metros cada
- 2 Pontes sobre o canal do 40 Horas: 25 metros cada
- 1  Rotatória - Curuçambá          
- 21 Passarelas para pedestres sobre o canteiro central
- 42 Faixas de pedestre, sendo oito faixas elevadas (quatro em cada pista)
- 10 Retornos, sendo dois duplos
- 342 Postes com luminárias
Fonte: Agência Pará

Blog PAAR. É daqui, é da gente!. Tecnologia do Blogger.